Glossário

A – AUDIBLE

Um audible é uma jogada chamada pelo quarterback na linha de scrimmage, alterando a jogada que foi anteriormente combinada no huddle.


B – BLIND SIDE

A lateral oposta ao lado em que o quarterback estiver visualizando. Se o quarterback for destro, o blind side dele será o lado esquerdo.


BLITZ

Uma das jogadas mais eletrizantes do futebol americano. Os linebackers e os defensive backs (cornerbacks e safeties) buscam penetrar na linha de proteção do quarterback (offense line) e derrubá-lo antes que o mesmo consiga passar a bola para algum companheiro do ataque. Uma blitz bem realizada anula o quarterback, com uma razoável perda de jardas para o time que está no ataque.


BLOCK

Manter contato com qualquer parte do corpo do seu adversário. Existem vários tipos de bloqueios: block basic (bloqueio básico envolvendo o contato com o tórax), shoulder block (bloqueio de ombro), o scramble ou reach block (bloqueio utilizado por um jogador fora de sua posição original) e o pass blocking (utilizado para bloquear a linha defensiva do adversário visando fornecer ao quarterback o tempo necessário para que ele possa executar o passe. No flag o bloqueio é permitido apenas entre a offensive line e a defensive line, e na zona neutra.


BUMP

Jogada que consiste em um jogador impactar no peito do jogador do time adversário visando atrasá-lo para uma jogada. Esta jogada só é permitida numa distância de 5 jardas para frente ou para trás da linha de scrimmage.


C – CENTER (C)

Sua função é passar a bola por baixo de suas pernas para o quarterback, fazendo o snap. Ele passa também para o punter chutar. O center ajuda na proteção na offensivee line.


CLIPPING

Uma infração. Consiste em empurrar um jogador pelas costas.


COACH

O treinador da equipe. Ele formula as estratégias dos sistemas ofensivo e defensivo. No futebol americano profissional há o head coach (treinador principal), auxiliado por vários outros treinadores que especializam-se em determinados setores da equipe.


CONVERSÃO

Após conquistar um touchdown, a equipe poderá marcar um ponto extra através de um chute (extra point) ou optar por uma nova jogada que se executada com êxito valerá 2 pontos (two point conversion).


CORNERBACK (CB)

Jogador defensivo. São atletas velozes que devem marcar e/ou derrubar o wide receiver e em determinadas jogadas, o running back. Utilizados também para interceptar os passes lançados pelo quarterback.


COVER

Defender e cobrir uma área ou setor do campo.


D – DEAD BALL

Quando a jogada foi previamente encerrada. Termo utilizado quando no prosseguimento de uma jogada dada como dead ball, um atleta consegue obter um touchdown após perda da posse de bola (fumble) pelo adversário. A marcação do touchdown é invalidada pelos árbitros que consideraram a bola morta.


DEFENSE

A primeira linha de defesa é composta por defensive tackles e defensive ends alinhados na linha de scrimmage frente à frente com o ataque adversário. Seu objetivo é derrubar quem estiver com a bola. Na segunda linha os linebackers tem a grande responsabilidade de “ler” a jogada. Às vezes eles alinham-se à primeira linha para realizar uma jogada conhecida como “blitz” que busca alcançar o quarterback e derrubá-lo. Outras vezes, vão para a cobertura dos passes (“cover”) para interceptar a bola e avançá-la para a end zone adversária. A terceira linha é composta por cornerbacks e safeties (free e strong), e a sua principal função é marcar os wide receivers, com a intenção de impedir um possível passe.


DEFENSIVE BACK

A última linha defensiva contra o ataque adversário. Composta por cornerbacks, safeties e em determinadas situações também por linebackers.


DEFENSIVE END (DE)

Atletas da primeira linha defensiva. Normalmente mais leves e ágeis que os defensive tackles, são utilizados para avançar em direção ao quarterback adversário. Procuram também deter os avanços do running back.


DEFENSIVE TACKLE (DT)

Seu objetivo principal é o de tentar penetrar através do bloqueio adversário, geralmente através do setor dos guards, também conhecidos como bloqueadores internos, para tentar sacar o quarterback, ou colocá-lo sob pressão para que o passe saia imperfeito. Bloqueiam também as investidas dos running backs e fullbacks pelo interior da linha defensiva. Os defensive tackles ficam entre os defensive ends.


DELAY OF GAME

Penalidade imposta à equipe de ataque por não colocar a bola em jogo no tempo regulamentar. Ocasiona um recuo de jardas.


DOWN

São as chamadas tentativas que uma equipe de ataque tem para avançar as jardas no campo. Inicialmente os atacantes possuem quatro downs, renovados automaticamente quando alcançam as dez jardas necessárias.


DRAFT

É a seleção dos novos atletas para as equipes.


DRIVE

É a combinação de uma série de jogadas (downs) do time que está no ataque.


E – END ZONE

Área final com dez jardas de extensão onde o jogador deverá invadir, com a posse de bola, para conquistar um touchdown.


EXTRA POINT

Após o touchdown, a equipe tem direito a um chute extra que se convertido vale mais um ponto.


F – FACE MASK

A falta conhecida como face mask é marcada quando um jogador segura a máscara do capacete do seu adversário, tentando puxá-lo. Esta infração resulta em uma penalidade de cinco jardas se acidental, e quinze jardas se intencional.


FAIR CATCH

Ato de levantar a mão ao receber um punt. Indica que o time aceitará começar o ataque naquele ponto do campo. O atleta, ao sinalizar o fair catch, não poderá ser atingido pelo adversário.


FAKE

Jogada em que o time executa movimentos que simulam outra jogada visando enganar o time adversário.


FIELD GOAL

Quando um chute passa entre as traves do gol (em cima da trave transversal e entre as verticais), este valerá três pontos.


FIELD POSITION

Posição da bola no campo.


FIRST AND TEN

Primeiro down para dez jardas.


FLAG FOOTBALL

Variação do futebol americano onde utiliza-se de cinco a oito jogadores em campo. É proibida a utilização de tackles. Em substituição, o atleta leva amarrado em cada lado da cintura uma fita que deverá ser arrancada pelo oponente para configurar um tackle na jogada.


FORWARD PASS

Um lançamento para a frente em direção à end zone do adversário.


FOUL

Falta (quebra das regras). As infrações mais comuns são holding (segurar um adversário), personal fouls (infrações pessoais), intereference (interferência no passe ocorre quando um jogador de defesa tem contato com o recebedor antes do mesmo recepcionar a bola), clipping (empurrando um jogador pelas costas) e face mask (segurar a grade do capacete do oponente). Face mask não existe no flag football por não ser praticado com capacetes.


FREE SAFETY (FS)

Um dos dois defensive backs em campo. O free safety não marca um atleta especificamente ou um área determinada no campo. Ele é livre para seguir a bola e marcar o jogador que irá receber o passe.


FULLBACK (FB)

Membro da equipe de ataque e mais pesado que o running back. Utilizado para receber passes, correr e também bloquear abrindo caminho para as corridas do running back.


FUMBLE

Quando um atleta deixa a bola escapar de suas mãos, deixando-a livre para ser capturada por qualquer outro jogador. No flag, quando o atleta deixa a bola cair, a jogada para e nenhum outro jogador pode pegá-la para continuar o jogo.


G – GOAL LINE

A linha demarcada em que a bola terá que atravessar para se marcar um touchdown.


GRIDIRON

Um campo de futebol americano.


GUARD (G)

Atletas da linha ofensiva localizados aos lados do center. Utilizados no bloqueio para possibilitar aberturas na defesa adversária onde o running back poderá correr. Auxilia também na proteção ao quarterback.


H – HAIL MARY

Um passe lançado pelo quarterback sem ter um atleta específico para receber o referido lançamento. Normalmente utilizado em situações críticas, quando a equipe encontra-se em desvantagem no marcador necessitando marcar pontos.


HANG TIME

O tempo que a bola permanece no ar após o chute do punter.


HALFBACK (HB)

Um atacante que normalmente corre pelo meio da defesa adversária. Também recebe passes e bloqueia abrindo espaços para que outro companheiro do time possa correr.


HASH MARKS

Marcas que dividem o campo em três partes. Sempre que a bola estiver morta ou sair pela lateral, a mesma será colocada em uma das três respectivas marcas divisórias.


HITCH AND GO

Uma jogada executada por um wide receiver que corre para o fundo do campo, finge um retorno posicionando-se para receber um passe e retoma a corrida para então fazer a recepção.


HOLDER

O jogador que segura a bola para um chute do kicker.


HOLDING

Uma infração. Quando um jogador impede o seu oponente de avançar segurando-o com as mãos.


HUDDLE

A reunião dos jogadores formando um círculo, quando então planejam a próxima jogada a ser executada.


I – ILLEGAL MOTION

Movimentação ilegal de qualquer jogador do ataque antes do snap da bola. Uma infração que custa, como penalização, jardas de recuo.


INCOMPLETE PASS

Quando um passe lançado para frente não é recepcionado ou interceptado.


INTENTIONAL GROUNDING

Uma infração ocasionada pelo quarterback quando o mesmo, ao sentir-se acuado e temendo ser derrubado, lança a bola intencionalmente para fora do campo ou para o chão.


INTERCEPTION (INTERCEPTAÇÃO)

Quando um jogador da equipe de defesa intercepta um passe destinado a um jogador adversário. Esta jogada permitirá que depois da interceptação, as equipes sejam trocadas.


INTERFERENCE (INTERFERÊNCIA)

Uma infração. Quando um defensor tem um contato físico (normalmente com as mãos) com o jogador que encontra-se correndo buscando um posicionamento para receber o passe.


K – KICKOFF

Chute inicial que colocará a bola em jogo. A equipe vencedora do sorteio determinará se quer receber a bola ou chutá-la. A posição no campo para o chute de kickoff é a jarda de número 30. No flag chuta-se da end zone.


L – LATERAL

Um passe para a lateral. Tem como alvo um atacante que coloca-se na lateral do campo, sem o direcionamento para a end zone do adversário.


LINEBACKER (LB)

Jogadores de defesas posicionados atrás dos defensive tackles e defensive ends. Auxiliam no bloqueio às corridas do ataque adversário, podendo também interceptar passes.


LINE JUDGE

Um dos árbitros em campo. A sua função consiste em controlar o tempo da partida e também assinalar diversas infrações. Entre elas, a movimentação ilegal do quarterback que não poderá efetuar um passe além da linha de scrimmage.


LINEMEN

Jogadores da primeira linha de ataque e defesa.


LINHA DE SCRIMMAGE

Linha imaginária que determina o local onde a bola será posicionada. Os atletas da linha ofensiva e defensiva deverão não podem atravessar essa linha antes da jogada iniciar.


N – NATIONAL FOOTBALL LEAGUE (NFL)

Associação que coordena o futebol americano profissional nos Estados Unidos. Formada por 32 equipes que são divididas em duas conferências (Americana – AFC e Nacional – NFC).


NATIONAL COLLEGIATE ATHLETIC ASSOCIATION (NCAA)

Associação que coordena o futebol americano e todo o esporte universitário nos Estados Unidos.


O – OFFENSE

A primeira linha de ataque é composta pelos maiores jogadores do time sendo que a sua função é bloquear a defesa adversária. O center, guards, offensive tackles e tight ends alinham-se na linha de scrimmage e procuram dar o máximo de tempo para que seus companheiros de ataque realizem a jogada. Usando todo o seu tamanho e força eles tentam bloquear a defesa adversária deixando um caminho aberto para as corridas do running back ou do fullback. O tempo também é necessário para que o quarterback possa visualizar os wide receivers ou tight ends e fazer o lançamento quando esta for a opção do ataque.


OFFENSIVE BACKFIELD

A área atrás da offensive line, onde posicionam-se o quarterback, running backs, fullbacks e possivelmente wide receivers e tight ends.


OFFENSIVE LINEMEN

São os atletas que compõe a primeira linha ofensiva.


OFF SEASON

Período compreendido entre fevereiro e agosto quando não há partidas pela NFL.


OFFSIDE

Quando um jogador da defesa ultrapassa a linha de scrimmage, antes do início da jogada.


ONSIDE KICK

Um chute curto de pelo menos 10 jardas, visando a recuperação da posse de bola.


OVERTIME

Após um empate no tempo regulamentar a partida vai para um período extra de quinze minutos. Cada equipe tem pelo menos uma posse de bola para tentar pontuar. Caso as equipes não pontuem, passa a valer a regra da morte súbita, onde a equipe que pontuar primeiro vence a partida.


P – PANCAKE

É quando um jogador derruba outro após um contato frontal legal.


PASSING GAME

Estratégia ofensiva que tem como objetivo o jogo de passes envolvendo o quarterback e os recebedores.


PASS ROUTE

A rota específica do recebedor para fazer a recepção do passe.


PASS RUSH

A pressão efetuada pela defesa para tentar conter o quarterback antes que o mesmo possa efetuar o passe.


PENALTY

Penalidade para uma falta. Normalmente a equipe que cometeu a infração perde de cinco a quinze jardas dependendo da infração cometida.


PLACE KICK

Significa chute. Utilizado após a realização de um touchdown que valerá um ponto se convertido. Também define um chute de field goal que vale três pontos.


PUNT

Jogada que consiste em chutar a bola para o time adversário assumir a posse da bola.


Q – QUARTERBACK (QB)

É o lançador do time de ataque e fica protegido pela linha ofensiva.


R – RUNNING BACK (RB)

Jogador do ataque. Geralmente faz jogo corrido para ganhar jardas.


S – SACK

Jogada em que a defesa derruba o quarterback (no caso do flag a fita do quarterback é retirada).


SAFETY

Pontuação dada quando o jogador com a posse da bola recebe um tackle dentro da sua end zone (ou tem sua fita retirada no caso do flag). Um snap imperfeito em que a bola cai na end zone do próprio time sem a intervenção de nenhum jogador também caracteriza safety. O safety vale 2 pontos.


SISTEMA DE NUMERAÇÃO

O sistema de numeração utilizado pelos atletas é de acordo com a posição que o atleta atua no campo.

01-19: quarterbacks, wide receivers, kicker e punter

20-49: running backs, fullbacks, cornerbacks e safeties

50-59: centers e linebackers

60-79: offensive tackles e guards

80-89: wide receivers e tight ends

90-99: defensive tackles e defensive ends


STRONG SAFETY

Juntamente com o free safety, forma a última linha de defesa de uma equipe. Além de ser utilizado na cobertura de áreas do campo, o strong safety possui uma constituição física que o permite se aproximar da linha de scrimmage para bloquear jogadores de porte físico maior.


T – TACKLE

É a pancada recebida pelo jogador com a posse de bola, cujo intuito é derrubá-lo e parar a jogada.


TIGHT END (TE)

Jogador do ataque. Protege o quarterback e pode receber passes ou fazer bloqueios.


TOUCHBACK

É quando o chute de kickoff atravessa o campo inteiro e a bola cai depois da end zone adversária. Quando isso acontece, a equipe recebedora começa a sua campanha ofensiva na linha de 20 jardas. No caso do flag, a equipe começa com a posse de bola na linha de 10 jardas.


W – WIDE RECEIVER (WR)

Jogador do ataque. Geralmente corre para receber passes longos ou faz bloqueios para proteger a corrida de outro jogador.